Aplicando Bikefitting - 2018

Levando a mais pessoas o ajuste ideal da bike

 

Carla Ancona é uma triateta e ciclista que começou a pedalar há cerca de três anos. Convidamos ela para conhecer um pouco mais sobre Bikefitting.com

 

Bikefitting.com é um ‘sistema integrado’ para executar o ajuste da bicicleta ao ciclista, com mais de 30 anos de experiência e mais de 1,5 milhões de dados coletados. O sistema, que pertencente à Shimano, otimiza o serviço do ‘Fit’, ajudando Bike Shops e profissionais do mundo inteiro a oferecerem ajustes precisos de forma otimizada e profissional. O método consiste em 3 estágios distintos: Estágio 1, que compreende o Fit Estático (utilizando-se uma torre de medição); Estágio 2 que faz a Análise de Pedalada (pedaling analyzer) e o Estágio 3, que é o Analizador de Movimento (motion analyzer).

Realizamos o Fit da triatleta amadora Carla Ancona que se encaixa dentro de um perfil cada vez mais em alta: mulheres acima dos 40 anos que começaram a pedalar há um ano ou mais, inicialmente por lazer e que se apaixonaram pelo ciclismo. No caso da Carla, o Triathlon é o esporte à qual ela se dedica, porém a bike é uma paixão.

Após realizado o Bike Fit, entrevistamos a Carla para saber um pouco mais sobre esse primeiro contato com o Bikefitting.com.

WhatsApp Image 2018-01-22 at 11.17.47.jpeg

Shimano: Carla, o que você achou da experiência com o método do Bikefitting?

Carla: Gostei muito do método, de como ele é executado, detalhado. Cada detalhe do corpo em relação às medidas e angulação é perfeito. O método engloba todas as partes necessárias para análise. Adorei!

Shimano: O que você achou das alterações sugeridas pelo software?

Carla: Tive a oportunidade de já experimentar a bike logo no dia seguinte e senti uma diferença para melhor. Os ajustes que foram feitos melhoraram muito minha postura e não senti dor lombar já no primeiro pedal, ficou perfeita. (Carla tinha reclamado de dor lombar em pedais mais longos).

 

Shimano: No estágio 2, o ciclista pedala durante um determinado tempo com cargas de esforço diferentes e é feita uma a Análise da Pedalada (gráfico mostra o aproveitamento de energia da pedalada em ambas as pernas): o quão positivo foi para você esse tipo de análise?

Carla: Com essa análise, consegui dimensionar a força que exerço em cada perna bem como os movimentos da mesma. Agora posso trabalhar para melhorar esta parte e assim meu pedal ficará com uma performance crescente.

Queria agradecer à Shimano e ao técnico Alexander pela oportunidade de conhecer o Bikefitting e o meu Fit, pela recepção super simpática de vocês, adorei. A bike ficou ótima: pequenos ajustes trouxeram grandes ganhos. Muito obrigada mesmo! 

WhatsApp Image 2018-01-22 at 11.18.21.jpeg